You signed in with another tab or window. Reload to refresh your session.You signed out in another tab or window. Reload to refresh your session.You switched accounts on another tab or window. Reload to refresh your session.Dismiss alert
Copy file name to clipboardExpand all lines: pt/03_0_Understanding_Your_Bitcoin_Setup.md
+14-14Lines changed: 14 additions & 14 deletions
Display the source diff
Display the rich diff
Original file line number
Diff line number
Diff line change
@@ -1,27 +1,27 @@
1
-
# Capítulo três: Compreendendo a configuração do seu node Bitcoin
1
+
# Capítulo 3: Compreendendo a configuração do node Bitcoin
2
2
3
-
Agora que você está pronto para começar a trabalhar com a interface de linha de comando `bitcoin-cli`. Mas isso requer primeiro que você entenda a configuração do Bitcoin e os recursos da carteira, que é o que será explicado neste capítulo.
3
+
Agora que estamos prontos para começar a trabalhar com a interface de linha de comando `bitcoin-cli`. Mas isso requer primeiro que entendamos a configuração do Bitcoin e os recursos da carteira, que é o que será explicado neste capítulo.
4
4
5
-
Neste e nos próximos capítulos, presumimos que você tenha uma VPS com Bitcoin instalado, executando `bitcoind`. Também presumimos que você está conectado à testnet, permitindo o acesso a bitcoins sem usar fundos reais. Você pode fazer isso com Bitcoin Standup em linode.com, por [2.1: Configurando um Bitcoin-Core no VPS c Bitcoin Standup](02_1_Setting_Up_a_Bitcoin-Core_VPS_with_StackScript.md), ou por outros métodos, por[2.2: Configurando um node Bitcoin Core por outros métodos](02_2_Setting_Up_Bitcoin_Core_Other.md).
5
+
Neste e nos próximos capítulos, presumimos que uma VPS com Bitcoin instalado esteja sendo utilizada, e que iremos executar o `bitcoind`. Também presumimos que estamos conectados à testnet, permitindo o acesso a bitcoins sem usar fundos reais. Podemos fazer isso com Bitcoin Standup em linode.com, como vimos na sessão [2.1: Configurando um Bitcoin-Core no VPS c Bitcoin Standup](02_1_Setting_Up_a_Bitcoin-Core_VPS_with_StackScript.md), ou usando os demais métodos, descritos na sessão[2.2: Configurando um node Bitcoin Core por outros métodos](02_2_Setting_Up_Bitcoin_Core_Other.md).
6
6
7
7
## Objetivos deste Capítulo
8
8
9
9
Depois de trabalhar neste capítulo, um desenvolvedor será capaz de:
10
10
11
-
* Demonstrar que o node Bitcoin está instalado e atualizado
12
-
* Criar um endereço para receber fundos de Bitcoin
13
-
* Usar os comandos básicos da carteira
14
-
* Criar um endereço a partir de um descritor
11
+
* Demonstrar que o node Bitcoin está instalado e atualizado;
12
+
* Criar um endereço para receber bitcoins;
13
+
* Usar os comandos básicos da carteira;
14
+
* Criar um endereço a partir de um descritor.
15
15
16
-
Os objetivos de apoio incluem a capacidade de:
16
+
Os objetivos secundários incluem a capacidade de:
17
17
18
-
* Compreender o layout básico do arquivo Bitcoin
19
-
* Usar comandos informativos básicos
20
-
* Entender o que é um endereço Bitcoin
21
-
* Entender o que é uma carteira
22
-
* Entender como importar endereços
18
+
* Compreender o layout básico do arquivo Bitcoin;
19
+
* Usar comandos informativos básicos;
20
+
* Entender o que é um endereço Bitcoin;
21
+
* Entender o que é uma carteira;
22
+
* Entender como importar endereços.
23
23
24
-
## Índice
24
+
## Tabela de Conteúdo
25
25
26
26
*[Seção Um: Verificando a configuração do seu node Bitcoin](03_1_Verifying_Your_Bitcoin_Setup.md)
27
27
*[Seção Dois: conhecendo a configuração do seu node Bitcoin](03_2_Knowing_Your_Bitcoin_Setup.md)
Depois de inserir esses apelidos, você pode usar `source .bash_profile` para inseri-los ou apenas efetuar logout e logar novamente.
19
+
Depois de inserir os aliases, podemos usar o comando `source .bash_profile` para inseri-los ou apenas efetuar logout/login novamente.
19
20
20
-
Observe que esses apelidos incluem atalhos para executar `bitcoin-cli`, para executar`bitcoind` e para ir para o diretório Bitcoin. Esses apelidos têm como objetivo principal tornar sua vida mais fácil. Sugerimos que você crie outros apelidos para facilitar o uso de comandos frequentes (e argumentos) e para minimizar erros. Aliases desse tipo podem ser ainda mais úteis se você tiver uma configuração complexa onde regularmente executa comandos associados a Mainnet, com Testnet, _e_ com Regtest, conforme explicado mais adiante.
21
+
Observe que os aliases incluem atalhos para executar o `bitcoin-cli`, o `bitcoind` e para ir ao diretório Bitcoin. Esses aliases têm como objetivo principal tornar a nossa vida mais fácil, por isso que damos a sugestão de criar outros apelidos para facilitar o uso de comandos frequentes (e argumentos) e também para minimizar erros. Os aliases desse tipo podem ser ainda mais úteis se tivermos uma configuração complexa onde regularmente executamos comandos associados a Mainnet, com Testnet, _e_ com Regtest, conforme explicaremos mais à frente.
21
22
22
-
Dito isso, o uso desses aliases _este_ documento pode acidentalmente obscurecer as lições centrais sendo ensinadas sobre Bitcoin, então o único alias usado diretamente aqui é `btcinfo` porque encapsula um comando muito mais longo e complexo. Caso contrário, mostramos os comandos completos; ajuste para seu próprio uso conforme apropriado.
23
+
Dito isso, o uso desses aliases _neste_ documento pode acidentalmente deixar algumas das lições principais onde ensinamos sobre o Bitcoin no escuro, então o único alias que usaremos diretamente aqui é `btcinfo` porque ele encapsula um comando muito mais longo e complexo. Caso contrário, iremos mostrar os comandos completos, por isso, podemos ajustar os aliases para nosso próprio uso conforme apropriado.
23
24
24
-
## Rodando o Bitcoind
25
+
## Executando o Bitcoind
25
26
26
-
Você começará sua exploração da rede Bitcoin com o comando `bitcoin-cli`. No entanto, bitcoind _deve_ estar em execução para usar bitcoin-cli, pois bitcoin-cli envia comandos JSON-RPC para o bitcoind. Se você usou nossa configuração padrão, o bitcoind já deve estar instalado e funcionando. Você pode verificar olhando a tabela de processos.
27
+
Começaremos nossa exploração da rede Bitcoin com o comando `bitcoin-cli`. No entanto, o `bitcoind`_deve_ estar em execução para conseguirmos usar o bitcoin-cli, pois ele envia comandos JSON-RPC para o bitcoind. Se estivermos usando a configuração padrão, o bitcoind já deve estar instalado e funcionando. Podemos verificar olhando a tabela de processos.
Se não estiver rodando, você pode rodar`/usr/local/bin/bitcoind -daemon` manualmente e também colocá-lo em seu crontab.
33
+
Se ele não estiver listado, podemos executar o`/usr/local/bin/bitcoind -daemon` manualmente e também colocá-lo em crontab.
33
34
34
-
## Verifique seus blocos
35
+
## Verificando os blocos
35
36
36
-
Você deve ter baixado todo o blockchain antes de começar a brincar. Basta executar o comando `bitcoin-cli getblockcount` para ver se está tudo carregado.
37
+
Vamos partir do pressuposto que já tenhamos baixado todo o blockchain antes de começarmos a brincar. Basta executar o comando `bitcoin-cli getblockcount` para ver tudo está carregado corretamente.
37
38
```
38
39
$ bitcoin-cli getblockcount
39
40
1772384
40
41
```
41
-
Isso indica que está carregado; você precisará verificar isso em um serviço online que informa a altura atual do bloco.
42
+
Isso indica que está carregado. Precisamos verificar isso em um serviço online que informa a altura atual do bloco.
42
43
43
-
> :book:***O que é a altura do bloco?*** A altura do bloco é a distância que um bloco particular está do bloco de gênese. A altura do bloco atual é a altura do bloco mais recente adicionado a um blockchain.
44
+
> :book:***O que é a altura do bloco?*** A altura do bloco é a distância que um bloco particular está do bloco de gênese. A altura do bloco atual é a altura do bloco mais recente adicionado a blockchain.
44
45
45
-
Você pode fazer isso olhando para um explorador, como [Mempool Space Explorer](https://mempool.space/pt/testnet). O número mais recente corresponde ao `getblockcount`? Se sim, você está atualizado.
46
+
Podemos fazer isso olhando um explorador, como o [Mempool Space Explorer](https://mempool.space/pt/testnet). É o número mais recente corresponde ao `getblockcount`? Se sim, nossa blockchain está atualizada.
46
47
47
-
Se você quiser que um alias veja tudo de uma vez, o seguinte funciona atualmente para Testnet, mas pode desaparecer em algum momento no futuro:
48
+
Se quisermos que um alias veja tudo de uma vez, o código abaixo funciona normalmente no Testnet, mas pode desaparecer em algum momento no futuro:
> :link:**TESTNET vs MAINNET:** Lembre-se de que este tutorial geralmente assume que você está usando testnet. Se você estiver usando a mainnet, pode recuperar a altura do bloco atual com: `wget -O - https://mempool.space/testnet/api/blocks/tip/height 2> /dev/ null`. Você pode substituir a última metade do alias `btblock` (após `/`) por isso.
58
+
> :link:**TESTNET vs MAINNET:** Lembre-se de que este tutorial geralmente assume que estamos usando a Testnet. Se estivermos usando a mainnet, podemos recuperar a altura do bloco atual usando a seguinte linha de comando: `wget -O - https://mempool.space/testnet/api/blocks/tip/height 2> /dev/ null`. Podemos substituir a última metade do alias `btblock` (após `/`) por isso.
58
59
59
-
Se você não está atualizado, mas seu`getblockcount`está aumentando, não há problema. O tempo total de download pode levar de uma hora a várias horas, dependendo da configuração.
60
+
Se a nossa blockchain não estiver atualizada, mas nosso`getblockcount`estiver aumentando, não há problema. O tempo total de download pode levar de uma a várias horas, dependendo da configuração.
60
61
61
-
## Opcional: Conheça os tipos de servidores
62
+
## Opcional: Conhecendo os tipos de servidores
62
63
63
-
> **TESTNET vs MAINNET:** Ao configurar seu node Bitcoin, você escolhe criá-lo como um Mainnet, Testnet ou Regtest. Embora este documento presuma uma configuração de rede de teste, vale a pena entender como você pode acessar e usar os outros tipos de configuração - mesmo todos na mesma máquina! Mas, se você for um usuário iniciante, pule isso, pois não é necessário para uma configuração básica.
64
+
> **TESTNET vs MAINNET:** Ao configurar o node Bitcoin, precisamos escolher se vamos criá-lo como sendo um Mainnet, Testnet ou Regtest. Embora este documento presuma uma configuração de Testnet, vale a pena entender como podemos acessar e usar os outros tipos de configuração, inclusive, como ter todos na mesma máquina! Mas, se formos iniciantes, podemos pular isso, pois não é necessário para uma configuração básica.
64
65
65
-
O tipo de configuração é controlado principalmente por meio do arquivo `~/.bitcoin/bitcoin.conf`. Se você estiver executando o testnet, provavelmente contém esta linha:
66
+
O tipo de configuração é controlado principalmente por meio do arquivo `~/.bitcoin/bitcoin.conf`. Se estivermos executando o Testnet, provavelmente teremos a seguinte linha:
66
67
```
67
68
testnet=1
68
69
```
69
-
Se você estiver executando o regtest, provavelmente contém esta linha:
70
+
Se estivermos executando a Regtest, provavelmente teremos essa linha:
70
71
```
71
72
regtest=1
72
73
```
73
-
No entanto, se você deseja executar vários tipos diferentes de nós simultaneamente, deve deixar o sinalizador testnet (ou regtest) fora de seu arquivo de configuração. Você pode então escolher se está usando mainnet, testnet ou regtest toda vez que executar bitcoind ou bitcoin-cli.
74
+
No entanto, se desejarmos executar vários tipos diferentes de nós simultaneamente, devemos deixar o um sinalizador Testnet (ou Regtest) fora do nosso arquivo de configuração. Podemos então escolher se estamos usando a Mainnet, Testnet ou Regtest toda vez que executarmos o bitcoind ou o bitcoin-cli.
74
75
75
-
Aqui está um conjunto de aliases que tornariam isso mais fácil, criando um alias específico para iniciar e parar o bitcoind, para ir para o diretório bitcoin e para executar bitcoin-cli, para cada mainnet (que não tem sinalizadores extras), o testnet (que é -testnet), ou seu regtest (que é -regtest).
76
+
Aqui está um conjunto de aliases que tornariam isso mais fácil, criando um alias específico para iniciar e parar o bitcoind, para ir para o diretório bitcoin e para executar o bitcoin-cli, na Mainnet (que não tem sinalizadores extras), no Testnet (que é -testnet), ou no nosso Regtest (que é -regtest).
76
77
```
77
78
cat >> ~/.bash_profile <<EOF
78
79
alias bcstart="bitcoind -daemon"
@@ -92,12 +93,12 @@ alias bt="bitcoin-cli -testnet"
92
93
alias br="bitcoin-cli -regtest"
93
94
EOF
94
95
```
95
-
Para ainda mais complexidade, você pode fazer com que cada um de seus aliases 'start' use o sinalizador -conf para carregar a configuração de um arquivo diferente. Isso vai muito além do escopo deste tutorial, mas o oferecemos como um ponto de partida para quando suas explorações de Bitcoin atingirem o próximo nível.
96
+
Para ainda mais complexidade, podemos fazer com que cada um dos aliases 'start' use o sinalizador -conf para carregar a configuração de um arquivo diferente. Isso vai muito além do escopo deste tutorial, mas o oferecemos como um ponto de partida para quando nossas explorações de Bitcoin atingirem o próximo nível.
96
97
97
-
## Resumo: Verificando a configuração do seu node Bitcoin
98
+
## Resumo do Verificando a configuração do seu node Bitcoin
98
99
99
-
Antes de começar a brincar com bitcoin, você deve se certificar de que seus aliases estão configurados, seu bitcoind está rodando e seus blocos foram baixados. Você também pode querer configurar algum acesso a configurações alternativas de Bitcoin, se você for um usuário avançado.
100
+
Antes de começar a brincar com o Bitcoin, devemos nos certificar de que nossos aliases estão configurados, nosso bitcoind está rodando e os blocos foram baixados. Também podemos querer configurar algum acesso a configurações alternativas de Bitcoin, se formos usuários mais avançados.
100
101
101
-
## Oque vem a seguir?
102
+
## O Que Vem Depois?
102
103
103
104
Continue "Understanding Your Bitcoin Setup" com [3.2: Knowing Your Bitcoin Setup](03_2_Knowing_Your_Bitcoin_Setup.md).
0 commit comments