You signed in with another tab or window. Reload to refresh your session.You signed out in another tab or window. Reload to refresh your session.You switched accounts on another tab or window. Reload to refresh your session.Dismiss alert
Copy file name to clipboardExpand all lines: pt/08_1_Sending_a_Transaction_with_a_Locktime.md
+3-3Lines changed: 3 additions & 3 deletions
Display the source diff
Display the rich diff
Original file line number
Diff line number
Diff line change
@@ -1,6 +1,6 @@
1
1
# 8.1: Enviando uma transação com Locktime
2
2
3
-
Os capítulos anteriores mostraram duas maneiras diferentes de enviar fundos de várias máquinas e também para vários destinatários. Mas, existem duas outras maneiras de alterar fundamentalmente as transações básicas. A primeira delas é variar o tempo escolhendo um tempo de bloqueio ou mais conhecido pela expressão em inglês locktime. Isso nos dá a capacidade de enviar transações brutas em algum momento no futuro.
3
+
Os capítulos anteriores mostraram duas maneiras diferentes de enviar fundos de várias máquinas e para vários destinatários. Mas, existem duas outras maneiras de alterar fundamentalmente as transações básicas. A primeira delas é variar o tempo, escolhendo um tempo de bloqueio ou mais conhecido pela expressão em inglês locktime. Isso nos dá a capacidade de enviar transações brutas em algum momento no futuro.
4
4
5
5
## Entendendo como o Locktime funciona
6
6
@@ -24,7 +24,7 @@ Para criar uma transação com locktime, precisamos primeiro determinar como def
24
24
25
25
Provavelmente, iremos definir com muito mais frequência o nosso tempo de bloqueio usando um carimbo de data/hora do tipo UNIX que representa uma data e hora específica. Podemos calcular um carimbo de data/hora UNIX usando sites que fazem essa conversão, como o [UNIX Time Stamp](http://www.unixtimestamp.com/) ou o [Epoch Convertor](https://www.epochconverter.com/). No entanto, seria melhor [escrevermos nosso próprio script](https://www.epochconverter.com/#code) em nossa máquina local, para que saibamos que o carimbo de data/hora UNIX que recebemos está correto (lembre-se, não confie, verifique). Se não fizermos isso, pelo menos seria interessante verificar em dois sites diferentes para ter a certeza que tudo está correto.
26
26
27
-
> :book:_Por que iríamos usar um carimbo de data/hora do UNIX?_ O uso de um carimbo de data/hora do UNIX facilita a vinculação definitiva de uma transação a um horário específico, sem se preocupar se a velocidade de criação do bloco mudar drasticamente até lá. Principalmente se estivermos criando um locktime em um futuro distante, é a coisa mais segura a ser feita. Entretanto, utilizar esse método é mais intuitivo, criando uma correlação direta entre alguma data do calendário e a hora em que a transação pode ser colocado na blockchain do Bitcoin.
27
+
> :book:_Por que iríamos usar um carimbo de data/hora do UNIX?_ O uso de um carimbo de data/hora do UNIX facilita a vinculação definitiva de uma transação a um horário específico, sem se preocupar se a velocidade de criação do bloco mudara drasticamente até lá. Principalmente se estivermos criando um locktime em um futuro distante, é a coisa mais segura a ser feita. Entretanto, utilizar esse método é mais intuitivo, criando uma correlação direta entre alguma data do calendário e a hora em que a transação pode ser colocada na blockchain do Bitcoin.
28
28
29
29
> :warning:**AVISO:** O Locktime com carimbos de data/hora tem menos flexibilidade, pois a liberação de blocos não é regular e os tempos de bloqueio podem ser duas horas antes do tempo real, então um locktime significa "mais ou menos nesta data e nesta hora".
30
30
@@ -34,7 +34,7 @@ Como alternativa, podemos definir o locktime usando um número menor, que repres
34
34
35
35
Depois de descobrir a altura atual, podemos decidir até que ponto no futuro iremos configurar o locktime. É importante lembrar que, em média, um novo bloco será criado a cada 10 minutos. Então, por exemplo, se quisermos definir o tempo de bloqueio para uma semana no futuro, devemos escolher uma altura de bloco que é _6 x 24 x 7 = 1.008 blocos_ depois do atual.
36
36
37
-
> :book:_Por que eu usaria a altura do bloco?_ Ao contrário dos carimbos de data/hora, não existe confusão nas alturas de bloco. Se definirmos uma altura de bloco de 120.000 para o nosso locktime, não haverá absolutamente nenhuma maneira dele entrar no bloco 119.999. Isso pode tornar o controlar no código mais fácil ao manipular nossa transação com locktime. A desvantagem é que não podemos ter certeza de quando exatamente será o locktime.
37
+
> :book:_Por que eu usaria a altura do bloco?_ Ao contrário dos carimbos de data/hora, não existe confusão nas alturas de bloco. Se definirmos uma altura de bloco de 120.000 para o nosso locktime, não haverá absolutamente nenhuma maneira dele entrar no bloco 119.999. Isso pode tornar o controle no código mais fácil ao manipular nossa transação com locktime. A desvantagem é que não podemos ter certeza de quando exatamente será o locktime.
38
38
39
39
> :warning:**AVISO:** Se desejamos definir um locktime usando a altura do bloco, devemos definir o tempo de bloqueio para menos de 500 milhões. Se definirmos como sendo 500 milhões ou mais, nosso número será interpretado como um carimbo de data/hora. Como o carimbo de data/hora usando o padrão UNIX com valor de 500 milhões era dia 5 de novembro de 1985, provavelmente significa que nossa transação será permitida a qualquer momento a entrar na blockchain.
Copy file name to clipboardExpand all lines: pt/08_2_Sending_a_Transaction_with_Data.md
+1-1Lines changed: 1 addition & 1 deletion
Display the source diff
Display the rich diff
Original file line number
Diff line number
Diff line change
@@ -112,7 +112,7 @@ Podemos observar um aviso sobre os dados estarem em um "protocolo desconhecido".
112
112
113
113
Podemos usar o ```OP_RETURN``` para armazenar até 80 bytes de dados na blockchain. Fazemos isso com a palavra-código ```data``` em um ```vout```. Ainda precisaremos enviar alguns satoshinhos, mas basta enviá-lo de volta para um endereço de troco, retirando a taxa de transação.
114
114
115
-
> :fire:_Qual é o poder do OP_RETURN?_ O OP_RETURN abre novas possibilidades para o blockchain, porque podemos inserir dados que provam que certas coisas aconteceram em determinados momentos. Várias organizações estão pensando em usar os OP_RETURNs como prova de existência, para direitos autorais, para moedas coloridas e [para outros fins](https://en.bitcoin.it/wiki/OP_RETURN). Embora 80 bytes possa não parecer muito, pode ser bastante eficaz se os OP_RETURNs forem usados para armazenar hashes dos dados reais. Então, podemos provar a existência dos nossos dados digitais demonstrando que o hash deles corresponde ao hash na blockchain.
115
+
> :fire:_Qual é o poder do OP_RETURN?_ O OP_RETURN abre novas possibilidades para o blockchain, porque podemos inserir dados que provam que certas coisas aconteceram em determinados momentos. Várias organizações estão pensando em usar os OP_RETURNs como prova de existência, para direitos autorais, para moedas coloridas e [para outros fins](https://en.bitcoin.it/wiki/OP_RETURN). Embora 80 bytes possam não parecer muito, pode ser bastante eficaz se os OP_RETURNs forem usados para armazenar hashes dos dados reais. Então, podemos provar a existência dos nossos dados digitais demonstrando que o hash deles corresponde ao hash na blockchain.
116
116
117
117
Observe que há alguma controvérsia sobre o uso da blockchain do Bitcoin usando-a para este fim.
0 commit comments