You signed in with another tab or window. Reload to refresh your session.You signed out in another tab or window. Reload to refresh your session.You switched accounts on another tab or window. Reload to refresh your session.Dismiss alert
Copy file name to clipboardExpand all lines: pt/04_1_Sending_Coins_The_Easy_Way.md
+18-18Lines changed: 18 additions & 18 deletions
Display the source diff
Display the rich diff
Original file line number
Diff line number
Diff line change
@@ -1,16 +1,16 @@
1
-
# 4.1: Enviando bitcoins no modo easy
1
+
# 4.1: Enviando Moedas da Maneira Fácil
2
2
3
-
O ```bitcoin-cli``` oferece três principais maneiras de enviar bitcoins: Utilizando um simples comando; Utilizando uma transação bruta e; Utilizando uma transação bruta com cálculos. Cada um possui seus prós e contras. Este primeiro método de envio será o mais simples.
3
+
O ```bitcoin-cli``` oferece três principais maneiras de enviar bitcoins: Utilizando um simples comando; Utilizando uma transação bruta e; Utilizando uma transação bruta com cálculos. Cada uma possui seus prós e contras. Este primeiro método de envio será o mais simples.
4
4
5
-
## Definindo sua taxa de transação
5
+
## Definindo Sua Taxa de Transação
6
6
7
7
Antes de enviar qualquer bitcoin pela rede, devemos pensar sobre as taxas de transação que iremos pagar.
8
8
9
-
> :book:***O que é uma taxa de transação?*** Não existe almoço grátis. Os mineradores adicionam as transações nos blocos porque são pagos para fazer isso. Eles não apenas são pagos pela rede para criar o bloco, mas também são pagos pelas pessoas que realizam as transações para incluí-las na blockchain. Se não pagarmos a taxa, nossa transação pode ficar travada... Para sempre (ou, até que seja salva por alguns dos truques que falaremos no [capítulo cinco](05_0_Controlling_Bitcoin_Transactions.md)).
9
+
> :book:***O que é uma taxa de transação?*** Não existe almoço grátis. Os mineradores adicionam as transações nos blocos porque são pagos para fazer isso. Eles não apenas são pagos pela rede para criar o bloco, mas também são pagos pelas pessoas que realizam as transações para incluí-las na blockchain. Se não pagarmos a taxa, nossa transação pode ficar travada... para sempre (ou, até que seja salva por alguns dos truques que falaremos no [capítulo cinco](05_0_Controlling_Bitcoin_Transactions.md)).
10
10
11
-
Ao usar métodos simples e automatizados para criar transações, conforme descrito aqui e na sessão [§4.5: Enviando bitcoins usando transações brutas automatizadas](04_5_Sending_Coins_with_Automated_Raw_Transactions.md), o Bitcoin calculará as taxas de transação para nós. Isso é feito usando taxas flutuantes, onde o ```bitcoind``` observa quanto tempo as transações estão demorando para confirmar e calcula automaticamente o que devemos gastar.
11
+
Ao usar métodos simples e automatizados para criar transações, conforme descrito aqui e na sessão [§4.5: Enviando Moedas com Transações Brutas Automatizadas](04_5_Sending_Coins_with_Automated_Raw_Transactions.md), o Bitcoin calculará as taxas de transação para nós. Isso é feito usando taxas flutuantes, onde o ```bitcoind``` observa quanto tempo as transações estão demorando para confirmar e calcula automaticamente o que devemos gastar.
12
12
13
-
Podemos ter um controle dessas informações colocando os valores racionais no nosso arquivo ```~/.bitcoin/bitcoin.conf```. Os valores de baixo custo a seguir garantiriam que houvesse uma taxa de transação mínima de 10.000 satoshis por kByte de dados em nossa transação e solicitariam que as taxas flutuantes calculassem uma boa quantia para colocar a nossa transação nos próximos seis blocos.
13
+
Podemos ter um controle dessas informações colocando os valores racionais no nosso arquivo ```~/.bitcoin/bitcoin.conf```. Os valores de baixo custo a seguir garantiríam que houvesse uma taxa de transação mínima de 10.000 satoshis por kByte de dados em nossa transação e solicitaríam que as taxas flutuantes calculassem uma boa quantia para colocar a nossa transação nos próximos seis blocos.
14
14
```
15
15
mintxfee=0.0001
16
16
txconfirmtarget=6
@@ -20,7 +20,7 @@ No entanto, como iremos partir do pressuposto que ninguém que esteja fazendo es
20
20
mintxfee=0.001
21
21
txconfirmtarget=1
22
22
```
23
-
Devemos inseri-los no arquivo ```~/.bitcoin/bitcoin.conf```, na seção principal, no início do arquivo ou se quisermos ter a certeza de nunca iremos utilizá-lo em outro lugar, podemos colocar na sessão```[test]```.
23
+
Devemos inserí-los no arquivo ```~/.bitcoin/bitcoin.conf```, na seção principal, no início do arquivo ou se quisermos ter a certeza que nunca iremos utilizá-lo em outro lugar, podemos colocar na seção```[test]```.
24
24
25
25
Para trabalharmos neste tutorial, estamos dispostos a gastar 100.000 satoshis por kB em cada transação, e queremos colocar cada transação no próximo bloco! Para colocar isso em uma perspectiva para melhor entendimento, uma transação simples é executada com um tamanho de 0,25 KB a 1 KB, então estaremos pagando algo em torno de 25 mil a 100 mil satoshis, sendo que atualmente, taxas acima de 10 mil são consideradas altíssimas para transações de quantidade média.
26
26
@@ -30,13 +30,13 @@ $ bitcoin-cli stop
30
30
$ bitcoind -daemon
31
31
```
32
32
33
-
## Obtendo um endereço
33
+
## Obtendo um Endereço
34
34
35
-
Precisamos encontrar algum endereço para enviar nossas moedas. Normalmente, alguém nos envia em um endereço e talvez nos dê uma assinatura para provar que é o proprietário desse endereço. Como alternativa, podemos nos fornecer um QR code para que possamos digitalizar, evitando assim possíveis erros de digitação na hora de colocar o endereço no local do destinatário. Em nosso caso, vamos enviar os bitcoins para `n2eMqTT929pb1RDNuqEnxdaLau1rxy3efi`, que é o endereço de retorno de um antigo fauce da rede Testenet.
35
+
Precisamos encontrar algum endereço para qual enviar nossas moedas. Normalmente, alguém nos envia um endereço e talvez nos dê uma assinatura para provar que é o proprietário desse endereço. Como alternativa, podemos fornecer um QR code para que possamos digitalizar, evitando assim possíveis erros de digitação na hora de colocar o endereço no local do destinatário. Em nosso caso, vamos enviar os bitcoins para `n2eMqTT929pb1RDNuqEnxdaLau1rxy3efi`, que é o endereço de retorno de um antigo faucet da rede Testenet.
36
36
37
37
> :book:***O que é um QR code?*** Um QR code é apenas um jeito diferente de passar o endereço Bitcoin. Muitas carteiras geram os QR codes para nós, enquanto alguns sites tentam convertê-los em um endereço usando o QR code. Obviamente, só podemos aceitar um QR code de um site no qual confiamos. Um pagador pode usar um leitor de código de barras para ler o código QR e, em seguida, pagá-lo.
38
38
39
-
## Enviando os bitcoins
39
+
## Enviando os Bitcoins
40
40
41
41
Agora estamos prontos para enviar alguns bitcoins. Na verdade, isso é bastante simples por meio da linha de comando. Basta usar ```bitcoin-cli sendtoaddress [endereço] [quantidade]```. Portanto, para enviar uns satoshinhos para o endereço `n2eMqTT929pb1RDNuqEnxdaLau1rxy3efi`, basta fazer o seguinte:
42
42
```
@@ -51,13 +51,13 @@ Precisamos nos certificar de que o endereço digitado é o lugar para onde desej
51
51
52
52
Iremos receber um txid de retorno quando usarmos este comando.
53
53
54
-
> ❕ Você pode acabar com um código de erro se não tivermos bitcoins suficientes na carteira para fazer a transação. Dependendo do nosso saldo atual, que podemos acessar usando o ```bitcoin-cli getbalance```, pode ser necessário ajustar o valor que iremos enviar para que bata com o valor que está sendo enviado, não se esquecendo da taxa de transação no meio deste processo. Se o nosso saldo atual for 0,001, podemos tentar enviar 0,0001. Como alternativa, seria melhor tirar a taxa que esperamos pagar que foi enviada na mensagem de erro do nosso saldo atual. Esta é uma boa prática, pois muitas carteiras esperam que calculemos nosso próprio valor + taxas ao fazermos as transações, mesmo as carteiras mais populares usam essa premissa.
54
+
> ❕ Você pode acabar com um código de erro se não tivermos bitcoins suficientes na carteira para fazer a transação. Dependendo do nosso saldo atual, que podemos acessar usando o ```bitcoin-cli getbalance```, pode ser necessário ajustar o valor que iremos enviar para que bata com o valor que está sendo enviado, não se esquecendo da taxa de transação no meio deste processo. Se o nosso saldo atual for 0,001, podemos tentar enviar 0,0001. Como alternativa, seria melhor tirar a taxa que esperamos pagar que foi enviada na mensagem de erro do nosso saldo atual. Esta é uma boa prática, pois muitas carteiras esperam que calculemos nosso próprio valor + taxas ao fazermos as transações, mesmo dentre as corretoras mais populares.
55
55
56
56
> :warning:**ATENÇÃO:** O comando ```bitcoin-cli``` realmente gera comandos usando o JSON-RPC quando está se comunicando com o bitcoind. Eles podem ser muito exigentes. Este é um exemplo: Se listarmos a quantidade de bitcoin sem o zero à esquerda (ou seja usando ".1" em vez de "0.1"), o ```bitcoin-cli``` irá acusar um erro com uma mensagem misteriosa.
57
57
58
-
> :warning:**ATENÇÃO:** Mesmo se formos cuidadosos com nossos dados, é possível que haja este erro: _"Fee estimation failed. Fallbackfee is disabled"_. De maneira geral, isso significa que nosso ```bitcoind``` local não tem informações suficientes para estimar as taxas. Não é para vermos isso se estivermos esperado que nossa blockchain sincronize e configure nosso sistema com o Bitcoin Standup. Mas se não estivermos totalmente sincronizados, podemos nos deparar com este erro. Também pode ser que não estejamos usando um ```bitcoin.conf``` padrão: A informação ```blocksonly = 1``` fará com que nosso ```bitcoind``` não consiga estimar as taxas.
58
+
> :warning:**ATENÇÃO:** Mesmo se formos cuidadosos com nossos dados, é possível que haja este erro: _"Fee estimation failed. Fallbackfee is disabled"_. De maneira geral, isso significa que nosso ```bitcoind``` local não tem informações suficientes para estimar as taxas. Não é para vermos isso se tivermos esperado que nossa blockchain sincronize e configure nosso sistema com o Bitcoin Standup. Mas se não estivermos totalmente sincronizados, podemos nos deparar com este erro. Também pode ser que não estejamos usando um ```bitcoin.conf``` padrão: A informação ```blocksonly = 1``` fará com que nosso ```bitcoind``` não consiga estimar as taxas.
59
59
60
-
## Examinando nossa transação
60
+
## Examinando Nossa Transação
61
61
62
62
Podemos ver nossa transação usando o ID de transação:
63
63
```
@@ -89,14 +89,14 @@ Você pode ver não apenas o valor transferido (0,001 BTC), mas também uma taxa
89
89
90
90
Enquanto esperamos que ela seja confirmada, podemos notar que o ```bitcoin-cli getbalance``` mostra que nosso dinheiro já foi debitado. Da mesma forma, o ```bitcoin-cli listunspent``` mostrará que uma transação inteira foi perdida, mesmo que fosse mais do que o que queríamos enviar. Há uma razão para isso: Sempre que temos moedas entrando, precisamos enviar _tudo_ junto, e temos que fazer um pouco de malabarismos se quisermos realmente ficar com parte dele! Mais uma vez, o ```sendtoaddress``` cuida de tudo isso para nós, o que significa que não precisamos nos preocupar em fazer qualquer alteração até enviar uma transação bruta. Nesse caso, uma nova transação aparecerá com nossa alteração quando nosso envio for incorporado a um bloco.
91
91
92
-
## Resumo do Enviando bitcoins no modo easy
92
+
## Resumo: Enviando Moedas da Maneira Fácil
93
93
94
94
Para enviar moedas facilmente, precisamos nos certificar de que nossos padrões de transação sejam racionais, obtendo um endereço e enviando as nossas moedas para lá. É por isso que esse modo é o mais fácil deles!
95
95
96
-
> :fire:***Qual é o poder de enviar moedas no modo easy?***
97
-
> _As vantagens._ É fácil. Não precisamos nos preocupar com coisas misteriosas como UTXOs. Não precisamos calcular as taxas de transação manualmente, então, é provável que não iremos cometer erros que custem grandes valores Se o nosso único objetivo é sentar na frente do computador e enviar alguns bitcoins, este é o caminho certo para fazer isso.
98
-
> _As desvantagens._ É alto nível. Temos muito pouco controle sobre o que está acontecendo e não podemos fazer nada demais. Se estamos planejando desenvolver um software mais complexo utilizando o Bitcoin ou se desejamos um entendimento mais profundo de como o Bitcoin funciona, então o modo easy é apenas um carrossel sem graça antes de chegarmos nas montanhas russas.
96
+
> :fire:***Qual é o poder de enviar moedas da maneira fácil?***
97
+
> _As vantagens._ É fácil. Não precisamos nos preocupar com coisas misteriosas como UTXOs. Não precisamos calcular as taxas de transação manualmente, então, é provável que não iremos cometer erros que custem grandes valores. Se o nosso único objetivo é sentar na frente do computador e enviar alguns bitcoins, este é o caminho certo para fazer isso.
98
+
> _As desvantagens._ É alto nível. Temos muito pouco controle sobre o que está acontecendo e não podemos fazer nada demais. Se estamos planejando desenvolver um software mais complexo utilizando o Bitcoin ou se desejamos um entendimento mais profundo de como o Bitcoin funciona, então a maneira fácil é apenas um carrossel sem graça antes de chegarmos nas montanhas russas.
99
99
100
100
## O Que Vem Depois?
101
101
102
-
Vamos continuar "Enviando Transações de Bitcoin" na sessão [§4.2 Criando uma transação bruta](04_2_Creating_a_Raw_Transaction.md).
102
+
Vamos continuar "Enviando Transações no Bitcoin" na sessão [§4.2 Criando Uma Transação Bruta](04_2_Creating_a_Raw_Transaction.md).
0 commit comments