You signed in with another tab or window. Reload to refresh your session.You signed out in another tab or window. Reload to refresh your session.You switched accounts on another tab or window. Reload to refresh your session.Dismiss alert
Copy file name to clipboardExpand all lines: pt/06_2_Spending_a_Transaction_to_a_Multisig.md
+26-26Lines changed: 26 additions & 26 deletions
Display the source diff
Display the rich diff
Original file line number
Diff line number
Diff line change
@@ -1,8 +1,8 @@
1
-
# 6.2: Gastando uma Transação Multsig
1
+
# 6.2: Gastando uma Transação com Multsig
2
2
3
3
A maneira clássica e complexa de gastar fundos enviados para um endereço com várias assinaturas usando o ```bitcoin-cli``` requer que suemos bastante a camisa.
4
4
5
-
## Encontrando os fundos
5
+
## Encontrando os Fundos
6
6
7
7
Para começar, precisamos encontrar nossos fundos. Nosso computador não sabe procurá-los, porque não estão associados a nenhum endereço da nossa carteira. Podemos alertar o ```bitcoind``` para fazer isso usando o comando ```importaddress```:
Quando estivermos prontos para gastar os fundos recebidos por um endereço multisig, precisaremos coletar _muitos_ dados: Muito mais do que precisamos quando fazemos uma transação usando um UTXO de um P2PKH normal ou SegWit. Isso ocorre em parte porque as informações sobre o endereço multisig não estão em nossa posse e em parte porque estamos gastando dinheiro que foi enviado para um endereço P2SH (Pay-To-Script-Hash) e isso é muito mais exigente.
98
+
Quando estivermos prontos para gastar os fundos recebidos por um endereço multisig, precisaremos coletar _muitos_ dados: muito mais do que precisamos quando fazemos uma transação usando um UTXO de um P2PKH normal ou SegWit. Isso ocorre em parte porque as informações sobre o endereço multisig não estão em nossa posse e em parte porque estamos gastando dinheiro que foi enviado para um endereço P2SH (Pay-To-Script-Hash) e isso é muito mais exigente.
99
99
100
-
No total, precisaremos coletar três coisas: Informações estendidas sobre o UTXO; O redemScript e; Todas as chaves privadas envolvidas. Obviamente, também iremos precisar de um novo endereço de destinatário. As chaves privadas precisam aguardar a etapa de assinatura, mas tudo pode ser feito agora.
100
+
No total, precisaremos coletar três coisas: informações estendidas sobre o UTXO; o redemScript e; todas as chaves privadas envolvidas. Obviamente, também iremos precisar de um novo endereço de destinatário. As chaves privadas precisam aguardar a etapa de assinatura, mas tudo pode ser feito agora.
101
101
102
-
### Acessando as informações do UTXO
102
+
### Acessando as Informações do UTXO
103
103
104
104
Para começar, vamos pegar o ```txid``` e o ```vout``` para a transação que desejamos gastar, como de costume. Nesse caso, os dados foram recuperados das informações ```gettransaction``` acima:
No entanto, precisamos também acessar um terceiro bit de informação sobre o UTXO, nosso ```scriptPubKey```/```hex```, que é o script que travamos a transação. Novamente, podemos fazer isso observando os detalhes da transação:
109
+
No entanto, precisamos também acessar um terceiro pedaço de informação sobre o UTXO, nosso ```scriptPubKey```/```hex```, que é o script que travou a transação. Novamente, podemos fazer isso observando os detalhes da transação:
Vamos apenas enviar o dinheiro de volta para nós mesmos. Isso é útil porque libera os fundos do multisig, convertendo-os em uma transação P2PKH normal que pode ser posteriormente confirmada por uma única chave privada:
125
125
```
126
126
$ recipient=$(bitcoin-cli getrawchangeaddress)
127
127
```
128
-
## Criando nossa transação
128
+
## Criando Nossa Transação
129
129
130
130
Agora podemos criar nossa transação. Essa parte é parecida com as transações normais.
Agora estamos prontos para assinar a transação. Este é um processo de várias etapas porque precisaremos fazer em várias máquinas, cada uma das quais contribuirá com suas próprias chaves privadas.
140
140
141
-
### Carregando a primeira chave privada
141
+
### Carregando a Primeira Chave Privada
142
142
143
143
Como essa transação não está fazendo uso total da nossa carteira, precisaremos acessar diretamente as chaves privadas. Começando com a ```máquina1```, onde devemos recuperar qualquer uma das chaves privadas do usuário que estavam envolvidas no multisig:
> :warning:**Atenção:** Acessar diretamente as chaves privadas do shell é um comportamento muito perigoso e deve ser feito com extremo cuidado se estivermos em um ambiente produtivo. No mínimo, é importante não salvar as informações em uma variável que possa ser acessada pela nossa máquina. Remover o histórico do shell é outro grande passo. No máximo, podemos evitar de fazer isso.
148
+
> :warning:**ATENÇÃO:** Acessar diretamente as chaves privadas do shell é um comportamento muito perigoso e deve ser feito com extremo cuidado se estivermos usando dinheiro de verdade. No mínimo, é importante não salvar as informações em uma variável que possa ser acessada pela nossa máquina. Remover o histórico do shell é outro grande passo. No máximo, podemos evitar de fazer isso.
149
149
150
-
### Fazendo a nossa primeira assinatura
150
+
### Fazendo Nossa Primeira Assinatura
151
151
152
-
Agora podemos fazer nossa primeira assinatura com o comando ```signrawtransactionwithkey```. É aqui que as coisas ficam diferentes das normais: Precisaremos treinar o comando sobre como assinar. Podemos fazer isso adicionando as seguintes informações novas:
152
+
Agora podemos fazer nossa primeira assinatura com o comando ```signrawtransactionwithkey```. É aqui que as coisas ficam diferentes: precisaremos treinar o comando sobre como assinar. Podemos fazer isso adicionando as seguintes informações novas:
153
153
154
154
* Incluir um argumento ```prevtxs``` que tenha o ```txid```, o ```vout```, o ```scriptPubKey``` e o ```redeemScript``` que gravamos, cada um deles um par individual do valor-chave no objeto JSON.
155
155
* Incluir um argumento ```privkeys``` que lista as chaves privadas que pegamos nesta máquina.
Isso produz erros assustadores e mostra um status de ```failing```. Tudo bem. Podemos ver que a assinatura foi parcialmente bem-sucedida porque o ```hex``` ficou mais longo. Embora a transação tenha sido parcialmente assinada, ela não foi concluída porque precisa de mais assinaturas.
177
177
178
-
### Repetindo para os outros assinantes
178
+
### Repetindo para os Outros Assinantes
179
179
180
-
Agora podemos passar a transação adiante, para ser assinada novamente por nós, que temos a outra parte da multisig. Eles fazem isso executando o mesmo comando de assinatura que fizemos, porém: (1) com o ```hex``` maior que produzimos anteriormente (```bitcoin-cli -named signrawtransactionwithkey hexstring = $ rawtxhex prevtxs = '' '[{"txid": " '$ utxo_txid'", "vout": '$ utxo_vout', "scriptPubKey": " '$ utxo_spk'", "redeemScript": " '$ redeem_script'"}] '' 'privkeys =' [ "cMgb3KM8hPATCtgMKarKMiFesLft6eEw3DY6BB8d97fkeXeqQagw"] '| jq -r'. | .hex'```) e; (2) com nossa própria chave privada.
180
+
Agora podemos passar a transação adiante, para ser assinada novamente por outros exigidos pelo multisig. Eles fazem isso executando o mesmo comando de assinatura que fizemos, porém: (1) com o ```hex``` maior que produzimos anteriormente (```bitcoin-cli -named signrawtransactionwithkey hexstring = $ rawtxhex prevtxs = '' '[{"txid": " '$ utxo_txid'", "vout": '$ utxo_vout', "scriptPubKey": " '$ utxo_spk'", "redeemScript": " '$ redeem_script'"}] '' 'privkeys =' [ "cMgb3KM8hPATCtgMKarKMiFesLft6eEw3DY6BB8d97fkeXeqQagw"] '| jq -r'. | .hex'```) e; (2) com sua própria chave privada.
181
181
182
-
> :information_source:**NOTA - M de N vs N de N:** Obviamente, se tivermos uma assinatura N de N (como a multisig 2 de 2 do exemplo), todas as partes precisarão assinar, mas se tiviermos uma multisignatura M de N onde "M <N", a assinatura estará completa quando apenas alguns ("M") tiverem assinado.
182
+
> :information_source:**NOTA - M-DE-N VS N-DE-N:** Obviamente, se tivermos uma assinatura N de N (como a multisig 2-de-2 do exemplo), todas as partes precisarão assinar, mas se tivermos uma multi-assinatura m-de-n onde "m < n", a assinatura estará completa quando apenas alguns ("m") tiverem assinado.
183
183
184
-
Para fazer isso, primeiro acessamos as chaves privadas:
184
+
Para fazer isso, primeiro eles acessam suas chaves privadas:
## Compreendendo a importância desta metodologia de assinatura expandida
210
+
## Compreendendo a Importância Desta Metodologia de Assinatura Expandida
211
211
212
-
Isso deu um belo trabalho e, como logo iremos aprender, existe uma tolice ao utilizar as chaves privadas, o redeem script e com a scriptpubkey pois eles não são realmente necessários para resgatar os endereços de multisg usando versões mais recentes do Bitcoin Core. Então qual era a questão?
212
+
Isto deu um belo trabalho e, como logo iremos aprender, existe uma tolice ao utilizar as chaves privadas, o redeem script e com a scriptpubkey pois eles não são realmente necessários para resgatar os endereços de multisg usando versões mais recentes do Bitcoin Core. Então, qual foi o ponto?
213
213
214
214
Esta metodologia de resgate mostra uma maneira padrão de assinar e reutilizar transações P2SH. Em suma, para resgatar fundos P2SH, uma ```signrawtransactionwithkey``` precisa:
215
215
@@ -220,10 +220,10 @@ Esta metodologia de resgate mostra uma maneira padrão de assinar e reutilizar t
220
220
221
221
Aqui, vimos essa metodologia usada para resgatar os fundos multisig. No futuro, também podemos usá-la para resgatar os fundos que foram trancados com outros scripts P2SH mais complexos, conforme explicado no Capítulo 9.
222
222
223
-
## Resumo: Gastando uma Transação Multsig
223
+
## Resumo: Gastando uma Transação com Multisig
224
224
225
225
Acontece que gastar dinheiro enviado para um endereço multisig pode dar um pouco de trabalho. Mas, contanto que tenhamos os endereços originais e nosso redemScript, podemos fazer isso assinando uma transação bruta com cada endereço diferente e fornecendo mais algumas informações ao longo do caminho.
226
226
227
227
## O Que Vem Depois?
228
228
229
-
Vamos continuar "Expandindo as transações de Bitcoin com multisigs" na seção [§6.3: Enviando e Gastando uma Transação Multisig de Maneira Automatizada](06_3_Sending_an_Automated_Multisig.md).
229
+
Vamos continuar "Expandindo Transações no Bitcoin com Multisigs" na seção [§6.3: Enviando & Gastando um Multisig Automatizado](06_3_Sending_an_Automated_Multisig.md).
0 commit comments