Skip to content

Commit 3816ac0

Browse files
add pt-br/chaos-engineering (#3081)
Signed-off-by: Rafael Natali <[email protected]>
1 parent 36f9905 commit 3816ac0

File tree

1 file changed

+16
-0
lines changed

1 file changed

+16
-0
lines changed

content/pt-br/chaos-engineering.md

Lines changed: 16 additions & 0 deletions
Original file line numberDiff line numberDiff line change
@@ -0,0 +1,16 @@
1+
---
2+
title: Engenharia do Caos
3+
status: Completed
4+
category: conceito
5+
tags: ["metodologia"]
6+
---
7+
8+
A Engenharia do Caos, ou CE, é a disciplina de experimentar em um [sistema distribuído](/pt-br/distributed-systems/) em produção para construir confiança na capacidade do sistema de resistir a condições turbulentas e inesperadas.
9+
10+
## Problema relacionado
11+
12+
As práticas de [SRE](/pt-br/site-reliability-engineering/) e [DevOps](/pt-br/devops/)focam em técnicas para aumentar a resiliência e [confiabilidade](/pt-br/reliability/) do produto. A capacidade de um sistema de tolerar falhas enquanto garante qualidade de serviço adequada é tipicamente um requisito de desenvolvimento de software. Existem vários aspectos envolvidos que podem levar a falhas de um aplicativo, como infraestrutura, plataforma ou outras partes móveis de um aplicativo baseado em [microserviços](/pt-br/microservices/). A implantação frequente de novos recursos no ambiente de produção pode aumentar a probabilidade de tempo de inatividade e um incidente crítico — com consequências consideráveis para o negócio.
13+
14+
## Como ajuda
15+
16+
A engenharia do caos é uma técnica para atender aos requisitos de resiliência. É usada para alcançar resiliência contra falhas de infraestrutura, plataforma e aplicativo. Engenheiros de caos usam experimentos de caos para injetar proativamente falhas aleatórias e verificar se um aplicativo, infraestrutura ou plataforma pode se recuperar automaticamente e se a falha não pode afetar perceptivelmente os clientes. Os experimentos de caos visam descobrir pontos cegos (por exemplo, técnicas de monitoramento ou de escalonamento automático) e melhorar a comunicação entre equipes durante incidentes críticos. Essa abordagem ajuda a aumentar a resiliência e a confiança da equipe em sistemas complexos, especialmente em produção.

0 commit comments

Comments
 (0)