Skip to content

Commit e537714

Browse files
authored
Add glossary / pt-br / Event-Driven Architecture (#1206) (#1576)
* Add glossary / pt-br / EDA (#1206) Signed-off-by: Paulo Alberto Simoes <[email protected]> Signed-off-by: Paulo Simoes <[email protected]> * fix typos in title Signed-off-by: Paulo Simoes <[email protected]> Signed-off-by: Paulo Alberto Simoes <[email protected]> Signed-off-by: Paulo Simoes <[email protected]>
1 parent b20e57f commit e537714

File tree

1 file changed

+26
-0
lines changed

1 file changed

+26
-0
lines changed
Lines changed: 26 additions & 0 deletions
Original file line numberDiff line numberDiff line change
@@ -0,0 +1,26 @@
1+
---
2+
title: Arquitetura Orientada por Eventos
3+
status: Completed
4+
category: conceito
5+
tags: ["arquitetura", "", ""]
6+
---
7+
8+
## O que é
9+
10+
A arquitetura orientada por Eventos é uma arquitetura de software que promove a criação, o processamento, e o consumo de eventos.
11+
Um evento é qualquer alteração no estado de uma aplicação ou sistema.
12+
Por exemplo, solicitar uma corrida em um aplicativo de transporte representa um evento.
13+
Essa arquitetura cria a estrutura na qual os eventos podem ser adequadamente roteados da sua fonte (o aplicativo requisitante da corrida) para os seus receptores desejados (os aplicativos dos motoristas disponíveis nas proximidades).
14+
15+
## Problema relacionado
16+
17+
À medida que mais dados são gerados em tempo real, encontrar maneiras confiáveis de garantir que os eventos sejam capturados e roteados para o [serviço](/pt-br/service/) apropriado, que deve processar as solicitações de eventos, se torna cada vez mais desafiador.
18+
Os métodos tradicionais de manipulação de eventos geralmente não têm como garantir que as mensagens sejam roteadas adequadamente, ou mesmo que sejam realmente enviadas ou recebidas.
19+
À medida que os aplicativos começam a escalar, se torna mais desafiador orquestrar eventos.
20+
21+
## Como isso ajuda
22+
23+
As arquiteturas orientadas por eventos estabelecem um hub central, um concentrador, para todos os eventos (por exemplo, [Apache Kafka](http://kafka.apache.org/)).
24+
Em seguida, você define os produtores de eventos (origem) e os consumidores (receptor) e o hub de eventos central garante o fluxo de eventos.
25+
Essa arquitetura garante que os serviços permaneçam desacoplados e os eventos sejam roteados adequadamente do produtor ao consumidor.
26+
O produtor receberá o evento de entrada, geralmente pelo protocolo HTTP, e roteará as informações do evento.

0 commit comments

Comments
 (0)