Skip to content

Commit d8db4fb

Browse files
committed
[SSA-2024] fix talks without description and delete duplicated images
1 parent 4d26f64 commit d8db4fb

21 files changed

+43
-16
lines changed

content/events/2024-salvador/program/camila-viana.md

Lines changed: 1 addition & 1 deletion
Original file line numberDiff line numberDiff line change
@@ -7,4 +7,4 @@ Type = "talk"
77
Speakers = ["camila-viana"]
88
+++
99

10-
10+
Mais informações em breve

content/events/2024-salvador/program/camilla-martins.md

Lines changed: 1 addition & 1 deletion
Original file line numberDiff line numberDiff line change
@@ -7,4 +7,4 @@ Type = "talk"
77
Speakers = ["camilla-martins"]
88
+++
99

10-
10+
Mais informações em breve

content/events/2024-salvador/program/clayton-cavaleiro.md

Lines changed: 4 additions & 0 deletions
Original file line numberDiff line numberDiff line change
@@ -7,4 +7,8 @@ Type = "talk"
77
Speakers = ["clayton-cavaleiro"]
88
+++
99

10+
Partindo da necessidade de termos mais resiliência em nossa interface GraphQL responsável por boa parte de nossa interface de comunicação via api, partimos desde experimentos até chegar no modelo completamente nativo no kubernetes usando a nova api do api gateway
1011

12+
Iremos mostrar nessa talk curta os problemas que passamos com o ingress e o application load balancer da AWS, como identificamos a necessidade de partirmos para uma solução mais resiliente, e como chegamos na interface nova do api gateway e o que enxergamos de vantagem no futuro dela.
13+
14+
Estamos já em produção com a nova interface e mesmo usando o mais básico estamos tendo já vantagens usando como ferramenta para gerir o api gateway o gateway do kong(https://docs.konghq.com/gateway-operator/latest/).

content/events/2024-salvador/program/eduardo-paim.md

Lines changed: 2 additions & 0 deletions
Original file line numberDiff line numberDiff line change
@@ -7,4 +7,6 @@ Type = "talk"
77
Speakers = ["eduardo-paim"]
88
+++
99

10+
Nesta apresentação, vamos mostrar como realizamos uma transformação em nossa plataforma, aprimorando sua performance sem impactar no comportamento esperado pelos usuários. Com uma série de validações rigorosas e simulações em ambientes controlados, conseguimos realizar uma mudança invisível, onde cada aspecto foi testado ao limite para assegurar uma transição tranquila e imperceptível.
1011

12+
Vamos explorar as tecnologias e práticas de Engenharia de Software e DevOps que foram fundamentais para o sucesso da nossa transformação. Desde o planejamento até a implementação e validação, cada etapa foi cuidadosamente executada com abordagens avançadas que garantiram uma migração estável e sem interrupções na experiência do usuário. Vamos abordar as metodologias que permitiram monitorar, testar e validar a mudança de forma contínua, proporcionando insights valiosos para resolver desafios e assegurar a integridade da plataforma.
Lines changed: 10 additions & 0 deletions
Original file line numberDiff line numberDiff line change
@@ -0,0 +1,10 @@
1+
+++
2+
Talk_date = ""
3+
Talk_start_time = ""
4+
Talk_end_time = ""
5+
Title = "Teste de Chaos no iFood - Explorando Litmus Chaos e Kubernetes"
6+
Type = "talk"
7+
Speakers = ["everton-mendonca-de-jesus"]
8+
+++
9+
10+
O iFood é uma grande empresa brasileira de tecnologia que conecta consumidores, restaurantes, lojas e motoristas. Recentemente batemos o recorde e recebemos 100.000.000 de pedidos em um mês. Cuidamos de mais de 8.000 serviços, mais de 20 mil deploys por mês e em picos alcançamos até 250.000 requests/segundo. Para lidar com esta alta complexidade, a disciplina de resiliência é algo fundamental e a Engenharia do Caos é uma ferramenta muito importante neste contexto. Nesta apresentação iremos demonstrar como nossa infraestrutura funciona e como Chaos Engineering nos ajudou a antecipar problemas e poder resolvê-los de forma proativa. Como resultado foi alcançado um maior nível de resiliência do nosso ambiente e, consequentemente, uma redução substancial no número de incidentes em produção.

content/events/2024-salvador/program/everton-mendonça-de-jesus.md

Lines changed: 0 additions & 10 deletions
This file was deleted.

content/events/2024-salvador/program/lara-xavier.md

Lines changed: 11 additions & 0 deletions
Original file line numberDiff line numberDiff line change
@@ -7,4 +7,15 @@ Type = "talk"
77
Speakers = ["lara-xavier"]
88
+++
99

10+
Transforme dados em ações estratégicas com a observabilidade. Vá além do monitoramento tradicional e obtenha uma visão holística dos sistemas, mapeando interações de usuários, componentes e dependências. Para isso, é necessário entender que Observabilidade vai muito além de ferramenta, e ser agnóstico é o seu ponto de partida para compreender as estruturas oferecidas pelo mercado e o que você precisa, seja paga ou opensource. Promova uma experiência de usuário eficiente, agilize decisões e minimize a necessidade de "war rooms" através dessa imersão. Implemente práticas de ponta para elevar sua infraestrutura ao próximo nível.
1011

12+
No cenário atual das organizações, a cultura de monitoramento alinhada aos objetivos de negócio já se mostrou essencial para prever métricas e identificar falhas **pontuais** de infraestrutura. No entanto, com a adoção da observabilidade é possível obter uma visão holística dos sistemas, mapeando interações de usuários, componentes e dependências afetadas por meio de métricas, logs e traces que o monitoramento não consegue entregar.
13+
14+
Nesta palestra, vamos explorar o comportamento das aplicações, alinhados aos conceitos utilizados pelas empresas mais experientes no tema, e entender como podem auxiliar na previsão de situações críticas e na identificação rápida de gargalos de forma automatizada. Com o suporte de backends eficientes, sua equipe poderá:
15+
16+
- Promover uma experiência de usuário mais eficiente
17+
- Agilizar a tomada de decisões
18+
- Reduzir custos
19+
- Diminuir a necessidade de “war rooms”
20+
21+
Você quer entender as diferenças entre monitoramento e observabilidade, aprender como implantar essas práticas em seu negócio e descobrir os impactos positivos já observados em outras empresas? Esta palestra é para você!

content/events/2024-salvador/program/lucas-ribeiro-mata.md

Lines changed: 8 additions & 0 deletions
Original file line numberDiff line numberDiff line change
@@ -7,4 +7,12 @@ Type = "talk"
77
Speakers = ["lucas-ribeiro-mata"]
88
+++
99

10+
Nesta palestra, exploraremos como a aplicação de MLOps (Machine Learning Operations) pode automatizar e otimizar processos ao longo do ciclo de vida de modelos de inteligência artificial, facilitando a melhoria contínua de modelos implantados em diversas aplicações.
1011

12+
Discutiremos abordagens para a implementação de pipelines eficientes que integram preparação de dados, treinamento, deploy e monitoramento de modelos, com o objetivo de melhorar a performance e reduzir o tempo de entrega em ambientes de produção. A palestra será baseada em casos práticos de projetos de visão computacional que lidam com grandes volumes de dados e processamento intensivo.
13+
14+
Assim, esta será uma oportunidade de reflexão sobre como MLOps pode facilitar a entrega contínua de soluções de IA.
15+
16+
Nesta palestra, abordaremos como o MLOps (Machine Learning Operations) está transformando a maneira como desenvolvemos e gerenciamos modelos de inteligência artificial, com ênfase na automação e otimização de processos ao longo do ciclo de vida dos modelos. Focaremos especialmente em projetos de visão computacional, onde a complexidade e a quantidade de dados são significativas.
17+
Serão analisadas boas práticas em MLOps, incluindo o uso de ferramentas open source, como Kubeflow e DVC, que garantem escalabilidade, versionamento e reprodutibilidade em todas as etapas do ciclo de vida dos modelos. A palestra também discutirá a implementação de pipelines eficientes que integram preparação de dados, treinamento, deploy e monitoramento de modelos, com o objetivo de melhorar a performance e reduzir o tempo de entrega em ambientes de produção.
18+
Além disso, exploraremos como a colaboração entre equipes de ciência de dados e operações pode ser facilitada através da adoção de práticas ágeis e da implementação de testes automatizados.

content/events/2024-salvador/program/rafael-levi-batista-costa.md

Lines changed: 2 additions & 0 deletions
Original file line numberDiff line numberDiff line change
@@ -7,4 +7,6 @@ Type = "talk"
77
Speakers = ["rafael-levi-batista-costa"]
88
+++
99

10+
Projeto feito com infraestrutura na AWS, via IaC para coletar e analisar dados de desempenho de times de desenvolvimento de software, cruzando dados de tarefas, commits, PRs, conversas no slack e calculando custos de linhas de código usando o QuickSight da AWS como ferramenta de BI
1011

12+
O projeto chamado devPerformance é um projeto feito com base em infraestrutura AWS, com gerenciamento de criação de recursos usando Terraform. O objetivo da plataforma é ajudar no gerenciamento e manutenção de times de software focado nos conceitos de Clean Architecture, permitindo aos administradores identificarem o quanto custa a inserção de linhas de código dentro do projeto, permitindo mudanças de arquitetura em tempo real. Para isso utilizamos recursos de infraestrutura e codificação como AWS Lambda Functions, Step Functions, Athena, QuickSight, Event Bridge, Bucket S3, entre outros recursos que de forma integrada com outros sistemas do cotidiano de um desenvolvedor proveem dados para serem analisados por uma poderosa ferramenta de BI da AWS.

content/events/2024-salvador/program/tbd.md

Lines changed: 1 addition & 1 deletion
Original file line numberDiff line numberDiff line change
@@ -7,4 +7,4 @@ Type = "talk"
77
Speakers = ["tbd"]
88
+++
99

10-
10+
Mais informações em breve

0 commit comments

Comments
 (0)