A arte de ouvir ativamente #1003
bernardodiasc
started this conversation in
Discussão
Replies: 0 comments
Sign up for free
to join this conversation on GitHub.
Already have an account?
Sign in to comment
Uh oh!
There was an error while loading. Please reload this page.
Uh oh!
There was an error while loading. Please reload this page.
-
Alo galera. Criei essa issue pra dar vazão aos comentários que estão sendo feitos na #1001, que por mais que sejam direitos e respeitosos, acabam por criar um ruído desnecessário e improdutivo ao tópico.
Por que fiz isso? Acho que é uma questão relevante e queria explorar o assunto com vocês todos (homens e mulheres). É um assunto relevante inclusive no meio técnico, mas vai muito além e em qualquer construção de comunidade isso importa.
Vou responder minha própria pergunta já, mas antes queria comentar que possuo experiência de vida em associações comunitárias e grupos de voluntariado, que formam estruturas de trabalho muito diferentes de empresas. Os objetivos costumam ser parecidos: "get shit done", mas as pessoas estão lá por razões puramente pessoais e íntimas, até mesmo os filantrópicos de plantão participam destes grupos por razões pessoais.
Voltando ao tópico. É sabido que todos têm opinião. Todos se orgulham da própria opinião. Formar as sinapses cerebrais e sintetizar ideias é uma tarefa e tanto e nos enche de auto-realização quando o fazemos, e ainda mais quando conseguimos expor esses conceitos abstratos para outras pessoas. Isso é a essência da comunicação, certo? Transferir informação. A mente é uma ilha e a comunicação são pontes e barcos, por isso é legal comunicar, faz a existência parecer menos solitária.
Em grupos e comunidades, o que se observa é que a grande maioria das pessoas possui uma ânsia enorme de expor suas ideias. E todas clamam por um momento de atenção e pelo direito de ser ouvido. Mas isso é improdutivo, isso gera ruído. Se pararem pra observar, numa quantidade imensa de casos as opiniões são repetitivas e costumam expressar exatamente a mesma ideia usando meios diferentes. E antes que isso te instigue repulsa contra mim, me permita comentar que essa repulsa é um meio de auto-defesa, auto-preservação. Sabe por que? Porque é natural colocarmos nossas opiniões (e nosso direito de opinar) como parte de nós mesmos, assim como um braço ou perna. A crítica ou o impedimento da comunicação é uma ameaça direta aos nossos sentidos, à nossa própria existência.
O que isso tem a ver com esse forum ou com meu ambiente de trabalho ou mesmo com minha carreira profissional? - voce deve estar se perguntando - Tem TUDO a ver! Se você é uma pessoa com ambições que busca crescer na vida e ter uma carreira próspera, eventualmente vai perceber que ficar criando ruídos é um tiro no pé. Vai perceber que muitas vezes é preciso parar e ouvir, prestar atenção, antes de sair opinando como bem entende.
Foram inúmeros casos que vi de profissionais proativos que fizeram mais bagunça do que colaboraram. São pessoas que pegam o bonde andando e querem mostrar serviço. E veja, isso é muito admirável, mas fazer por fazer pode causar mais problema do que solução. Entenda que não vim aqui repudiar a pessoa que fala, mas tentar lembrar que antes de querer falar é importante querer ouvir. Ouvir ativamente é um conceito já bastante antigo e vários autores já exploraram esse tema, ao invés de postar links aqui, convido voce a pesquisar sobre o assunto.
Sem mais, para buscar um pouco de razão a este tópico, gostaria apenas de lembrar que as pessoas não SÃO isso ou aquilo, mas sim AGEM dessa ou daquela forma. Nos tópicos polêmicos não é legal direcionar acusações às pessoas mas sim às suas atitudes. Dessa forma criamos uma oportunidade de mudança e verdadeira inclusão.
Deixo aqui um espaço para TODOS que quiserem opinar sobre o assunto e encerro este meu direito de falar, parar então a partir daqui, apenas ouvir. :)
Beta Was this translation helpful? Give feedback.
All reactions