Replies: 1 comment
-
Na época que eu utilizava PHP, utilizava um framework chamado Silex que era um microframework baseado no core do Symphony (tirando um monte de coisa) e lembro que a documentação era louvável. Tou curtindo inclusive a importância sendo dada pra internacionalização das documentações. React e Vue tão bem traduzidos, 👏 for the community. |
Beta Was this translation helpful? Give feedback.
0 replies
Sign up for free
to join this conversation on GitHub.
Already have an account?
Sign in to comment
Uh oh!
There was an error while loading. Please reload this page.
-
Originalmente publicado em: https://www.linkedin.com/pulse/3-dicas-para-escrever-uma-documenta%C3%A7%C3%A3o-melhor-corr%C3%AAa-de-mesquita/?published=t
Olá, mundo!
Atualmente estou alocado em um projeto em que o produto é a reforma de um sistema interno importante de uma empresa com relevância nacional e que está presente em vários países.
O sistema precisa ser reformado a partir de determinados requisitos, um dos requisitos é manter o micro-framework Slim como o gerenciador das rotas.
Para quem trabalha com NodeJS e não conhece o Slim, este micro-framework é bastante semelhante ao ExpressJS e faz parte do universo PHP.
No Slim, assim como no ExpressJS, você: declara rotas conforme os métodos HTTP, registra middlewares, renderiza os templates, etc.
A grande diferença entre o Slim e o ExpressJS é a documentação.
O Slim poderia ser apreendido em poucas horas caso a sua documentação fosse melhorada, e a partir desta experiência que estou tendo com o Slim gostaria de partilhar três dicas com a comunidade sobre como escrever uma documentação melhor (a partir da perspectiva de um Developer).
Dica 1) Dê exemplos práticos e de fácil compreensão
Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
Entre a documentação do Slim V4 e do Slim V3 existe uma diferença essencial: o Slim V3 a documentação demonstra logo no início, e de forma bastante transparente, como desenvolver uma aplicação utilizando o micro-framework.
A documentação do Slim V4 infelizmente não apresenta de forma clara um exemplo prático de como utilizar a ferramenta. Isto dificulta aumenta o tempo necessário para entender o funconamento da ferramenta, e inclusive me fez abrir a documentação do Slim V3 e sugerir o uso desta versão anterior.
Dica 2) Revise a documentação e teste as instruções pensando no seu público alvo
Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
A documentação do Slim V3, apesar de ser ótima, falha em uma coisa: os códigos precisam de adaptações para funcionar.
Para um Developer corrigir o erro de um código é algo que faz parte do cotidiano. Aliás, a nossa profissão é basicamente isto: solucionar problemas lógicos, procurando a maior agilidade possível, satisfazendo todos os requisitos de qualidade do projeto.
Porém, as melhores documentações raramente apresentam algum código que falha, e tanto a documentação do Slim V3 e a do Slim V4 apresentam frequentemente códigos que falham e precisam de ajustes.
Após observar os erros, e testar os códigos do Slim tanto no Windows quanto no Linux, e por estar acostumado com o NodeJS, percebi que uma parte considerável dos erros estava relacionado aos caminhos dos arquivos requisitados ou usados.
Por também estar acostumado com o filesystem do Linux e do Windows, a conclusão que cheguei e que me ajudou a previnir os erros foi a seguinte: quem escreveu os códigos da documentação estava utiliando Linux e não testou os códigos no Windows.
Apesar de existirem ferramentas que nós permitem isolar o código das características do sistema operacional, o propósito de uma documentação é facilitar a vida de todos, então é fundamental pensar em como cada segmento do seu público alvo entenderá as instruções e em quais ambientes eles estarão.
Obs.: alguns dos erros eram de escrita do código, aparentando que o código foi copiado e transferido, ajustado em algumas partes, e não foi testado após os ajustes.
3) Invista no conhecimento da comunidade
A comunidade é composta pelas pessoas que utilizam a sua ferramenta e respondem dúvidas daqueles que estão começando a utilizá-la.
Se não existe uma comunidade ativa e de tamanho razoável, quem responderá a estas perguntas e quem divulgará a sua ferramenta?
Inclusive, um dos grandes desafios de utilizar o Slim V4 (e mesmo o Slim V3) é justamente a existência de pouco conteúdo gerado pela comunidade. Ou seja, para encontrar a solução de um problema você precisa investir muito tempo pesquisando ou muito tempo tentando adivinhar o que pode estar gerando determinado erro.
Incentivar a comunidade e o seu crescimento é essencial.
Onde inspirar-se para fazer uma documentação melhor?
As documentações do VueJS, ReactJS, ExpressJS, e Webpack, são ótimas e podem servir de inspiração para você.
Beta Was this translation helpful? Give feedback.
All reactions