Diversidade e acessibilidade devem ser sempre atendidas ao desenvolver um software? #1846
Replies: 2 comments
-
Jogarei a realidade que sinto dos lugares em que trabalhei. Isso deveria ser uma diretriz da empresa. Só que vamos pegar o atual posicionamento no Brasil: o único lugar que eu ouço falar sobre é em forums da W3C/Nic.br e alguns poucos meetups e isso é preocupante. Estou longe de ser expert no assunto, mas mesmo no campo legal não há muita coisa e enquanto não houver ações legais polêmicas estilo o da Domino's ano passado pra cá, acho difícil mudar. Dado isso, creio que atualmente a melhor forma de testar seria contratando uma consultoria especializada nisso, geralmente eles já possuem grupos para testes com tais perfis. E diria que se a empresa chega a pensar nisso, penso eu que teria grana pra bancar tal consultoria já que são poucas as que se preocupam. Ou seja, saindo disso fica a cargo de nós desenvolvedores. Existem ferramentas que auxiliam em testes automatizados mas creio que boa parte seria nos achometros 😞 . Levanto algumas: axe e o ChromeVox se não tiver um leitor de tela, mas existem muitas outras... Alguém que manja pra caramba e que indico seguir é o Marcelo Sales. |
Beta Was this translation helpful? Give feedback.
-
Também vou deixar a recomendação aqui de outro profissional da área de acessibilidade: o Thiago - Twitter dele. Entendo muito do que você quer sobre diversidade seria coberto pela acessibilidade, pois a aplicação acessível pode suportar deficiências transitórias, como estar com um braço quebrado e precisar de não usar o mouse por algum tempo. Mesmo uma fonte que está muito pequena para uma pessoa idosa com problema de visão pode ser visto como acessibilidade. A questão de diversidade que você mencionou também pode entrar na questão de conteúdo e engajamento dos usuários. Seria uma outra área de foco, na minha opinião. |
Beta Was this translation helpful? Give feedback.
Uh oh!
There was an error while loading. Please reload this page.
-
Queria iniciar uma discussão sobre 2 pontos. Quando vamos decidir se damos suporte ou não a determinado navegador se vamos criar um novo sistema pra substituir um Sistema Legado, geralmente consultamos métricas de uso. Se a porcentagem de uso do navegador for bem baixa, geralmente deixamos de dar o suporte.
Agora, em questão de UX e Acessibilidade, como deveria ser o modelo ideal?
Eu pessoalmente penso que se, por exemplo, 0.5% dos usuários do sistema são deficientes visuais, o software deve estar com recursos de acessibilidade(realmente, não para inglês ver), porque nesse caso mais do que números, são pessoas que ficariam impossibilitadas de usar o software. Confesso que eu não tenho aplicado tanto essa minha visão na prática, mas sempre penso que deveria.
Agora questão de diversidade, não sei como seria mensurável. Mas, para entender o que quero dizer: Digamos que um software seja feito e que a maior parte das pessoas que acessam seja entre 15 e 35 anos. Mas, eu devo levar em consideração se o uso é bom para idosos? Devo levar em consideração se pessoas com pouca instrução, ainda que jovens conseguirão usar? Como fazer para fazer esse tipo de teste de usabilidade?
Beta Was this translation helpful? Give feedback.
All reactions