Replies: 2 comments 2 replies
-
Olá, @felquis! Algumas dúvidas que tenho a respeito desse tópico após ler o seu comentário, mas saiba que eu estou em processo de aprendizagem. Portanto, eu sou leigo sobre desenvolvimento web, principalmente quando se trata de patterns, arquitetura de projeto e renderização.
|
Beta Was this translation helpful? Give feedback.
-
Gostei muito do tópico levantado, também tenho muita dúvida em relação ao BFF, principalmente porque recentemente meu chefe me pediu para dar uma pesquisada sobre "rodar um servidor node por trás do front-end", e dai então descobri que essa prática se chama BFF mas venho buscando aprender mais para entender as vantagens dessa prática, algumas você mesmo ja citou. No caso da minha empresa nós temos um back-end rodando em python, e, muitas vezes as interfaces acabam sendo lançadas antes do back, por conta disso acontece muito do back retornar umas coisas que a gente não precisa pro front, dai o que a gente faz é pegar tudo que ele retorna na requisição e converter pro formato do json mocado que criamos para construir a interface, acontece muito de usar umas 5 informações de 10 retornadas, isso seria uma vantagem de usar o servidor node antes que ele mesmo poderia fazer esse filtro para o front, ate mesmo por uma questão de segurança, como o node é javascript e usamos react no front, não seria uma dificuldade o próprio front fazer esse tratamento com node js. Bom esses foram alguns pontos que consegui levantar ate agora mas também gostaria de ouvir mais casos de usos antes de escrever um relatório completo, vou esperar mais respostar aqui no fórum. ^^ |
Beta Was this translation helpful? Give feedback.
Uh oh!
There was an error while loading. Please reload this page.
Uh oh!
There was an error while loading. Please reload this page.
-
Inspirado neste conversa aqui #899 criei este tópico pois sinto que há pouca discussão focada no tema "BFF = Backend For Front-end" não confundir com "Best Friend Forever" quero abrir o tópico para perguntar qual é a experiência de vocês com o assunto.
Ultimamente, tenho usado muito disso:
Dessa forma, se o front-end precisa de alguma senha secreta, o BFF é que lida com essa informação sem nunca servir a informação ao client-side, e sem misturar uma lógica de modelo de negocio da API com uma lógica de apresentação complexa apenas necessárias no front-end para web.
Um repositório de demo que tenho que mais ou menos mostra isso, mas não usa-o na prática de maneira avançada é este https://github.com/felquis/entity-to-entity-sql
Outro exemplo que tenho de BFF com remix que está publicado na vercel é este https://entrance-seven.vercel.app/ que apesar de usar cookies, e usar renderização do lado do servidor usando react, e usando o cookie como condicional. Ele não possui uma aplicação backend de fato, que define modelos de um banco de dados e define regras e como ler e escrever nele.
O beneficio claro que vejo é que essa separação deixa o projeto mais limpo, e com responsabilidades talvez um pouco mais fáceis de distinguir.
Beta Was this translation helpful? Give feedback.
All reactions