You signed in with another tab or window. Reload to refresh your session.You signed out in another tab or window. Reload to refresh your session.You switched accounts on another tab or window. Reload to refresh your session.Dismiss alert
Copy file name to clipboardExpand all lines: _articles/pt/leadership-and-governance.md
+19-19Lines changed: 19 additions & 19 deletions
Display the source diff
Display the rich diff
Original file line number
Diff line number
Diff line change
@@ -1,7 +1,7 @@
1
1
---
2
2
lang: pt
3
3
title: Liderança e Governança
4
-
description: Projetos de código aberto em expansão podem se beneficiar de regras formais para tomar decisões.
4
+
description: Projetos de open source em expansão podem se beneficiar de regras formais para tomar decisões.
5
5
class: leadership
6
6
order: 6
7
7
image: /assets/images/cards/leadership.png
@@ -14,7 +14,7 @@ related:
14
14
15
15
Seu preojeto está crescendo, pessoas estão engajadas, e você esta comprometido em manter isso em andamento. Neste ponto, você pode estar imaginando como incorporar contribuidores regulares do projeto em seu workflow, seja para dar acesso de commit para alguém ou resolver debates da comunidade. Se você possuir dúvidas, nós temos respostas.
16
16
17
-
## Quais são os exemplos de regras formais usadas em projetos open source?
17
+
## Quais são os exemplos de papéis formais usados em projetos open source?
18
18
19
19
Muitos projetos seguem um estrutura similar para funções e reconhecimento de contribuidores.
20
20
@@ -40,17 +40,17 @@ Um maintainer não precisa necessariamente ser alguém que escreve código para
40
40
41
41
**O termo "committer"** pode ser usado para distinguir o acesso de commit, que é um tipo específico de responsabilidade, de outras formas de contribuição.
42
42
43
-
Embora você possa definir os papéis do seu projeto da maneira que preferir, [considere o uso de definições mais amplas](../how-to-contribute/#what-it-means-to-contribute) para encorajar mais formas de cntribuição. Você pode usar papéis de liderança para formalmente reconhecer pessoas que fizeram contribuições notáveis para seu projeto, independentemente das habilidades tecnicas deles.
43
+
Embora você possa definir os papéis do seu projeto da maneira que preferir, [considere o uso de definições mais amplas](../how-to-contribute/#what-it-means-to-contribute) para encorajar mais formas de contribuição. Você pode usar papéis de liderança para formalmente reconhecer pessoas que fizeram contribuições notáveis para seu projeto, independentemente das habilidades tecnicas deles.
Você pode me conhecer como o "inventor" do Django... mas na verdade, eu sou o cara que foi contratado para trabalhar em uma coisa um ano depois de já ter sido feito. (...) As pessoas suspeitam que sou bem sucedido por causa de minhas habilidades em programação... mas eu sou, na melhor das hipóteses, um programador médio.
47
+
Você pode me conhecer como o "inventor" do Django... mas na verdade, eu sou o cara que foi contratado para trabalhar em uma coisa um ano depois dela já ter sido feita. (...) As pessoas suspeitam que sou bem sucedido por causa de minhas habilidades em programação... mas eu sou, na melhor das hipóteses, um programador médio.
Fomalizar seus papéis de liderança ajuda as pessoas a sentirem-se proprietárias e mostra aos outros membros da comunidade quem procurar caso precisem de ajuda.
56
56
@@ -61,42 +61,42 @@ Para um projeto maior, se você possui um website, crie uma página para o time
61
61
Se seu projeto possui uma comunidade contribuinte muito ativa, você pode formar um "equipe principal" de mantenedores, ou até mesmo subcomitês de pessoas que terão a propriedade do projeto em diferentes áreas de issues (por exemplo, segurança, triagem de issues ou conduta da comunidade). Deixe as pessoas se auto-organizarem a voluntariarem para os papéis que eles mais se identificam, em vez de atribuí-los.
62
62
63
63
<asidemarkdown="1"class="pquote">
64
-
\[Nós\] complementamos a equipe principal com várias "subequipes". Cada subequipe é focada em um área específica, e.q., design de linguagem ou bibliotecas. (...) Para asseguram a coordenação global e uma forte e coerente visão para o projeto como um todo, cada subequipe é liderada por um membro da equipe principal.
64
+
\[Nós\] complementamos a equipe principal com várias "subequipes". Cada subequipe é focada em um área específica, e.q., design de linguagem ou bibliotecas. (...) Para assegurar a coordenação global e uma forte e coerente visão para o projeto como um todo, cada subequipe é liderada por um membro da equipe principal.
Times de lideranças pode querer criar um cana designado (como no IRC) ou se encontrar regularmente para discutir o projeto (como no Gitter ou Google Hangouts). Você pode sempre tornar essas reuniões públicas para que outras pessoãs possam escutá-las. [Cucumber-ruby](https://github.com/cucumber/cucumber-ruby), por exemplo, [disponibiliza horários de atendimento toda semana](https://github.com/cucumber/cucumber-ruby/blob/master/CONTRIBUTING.md#talking-with-other-devs).
70
+
Times de lideranças podem querer criar um canal designado (como no IRC) ou se encontrar regularmente para discutir o projeto (como no Gitter ou Google Hangouts). Você pode sempre tornar essas reuniões públicas para que outras pessoãs possam escutá-las. [Cucumber-ruby](https://github.com/cucumber/cucumber-ruby), por exemplo, [disponibiliza horários de atendimento toda semana](https://github.com/cucumber/cucumber-ruby/blob/master/CONTRIBUTING.md#talking-with-other-devs).
71
71
72
72
Uma vez que você tenha estabelecido papéis de liderança, não esqueça de documentar como as pessoas podem alcançá-los! Estabeleça um processo claro de como alguém pode se tornar um mantenedor, ou se juntar à um subcomitê em seu projeto, e escreva isso em seu arquivo GOVERNANCE.md.
73
73
74
-
Ferramentas como [Vossibility](https://github.com/icecrime/vossibility-stack)pode ajudar você a rastrear publicamente quem está (ou não) fazendo contribuições para o projeto. A documentação dessas informações evita a percepção da comunidade de que os mantenedores são um grupo que toma suas decisões de maneira privada.
74
+
Ferramentas como [Vossibility](https://github.com/icecrime/vossibility-stack)podem ajudar você a rastrear publicamente quem está (ou não) fazendo contribuições para o projeto. A documentação dessas informações evita a percepção da comunidade de que os mantenedores são um grupo que toma suas decisões de maneira privada.
75
75
76
-
Por fim, se seu projeto está no GitHub, considere movê-lo de sua conta pessoal para uma Organização e adicionar ao menos um admin de backup. [GitHub Organizations](https://help.github.com/articles/creating-a-new-organization-account/) torna mais fácil de gerenciar permissões e múltiplos repositórios e proteje o legado de seu projeto por meio de [propriedade compartilhada](../building-community/#share-ownership-of-your-project).
76
+
Por fim, se seu projeto está no GitHub, considere movê-lo de sua conta pessoal para uma Organização e adicionar ao menos um admin de backup. [GitHub Organizations](https://help.github.com/articles/creating-a-new-organization-account/) torna mais fácil de gerenciar permissões e múltiplos repositórios e protege o legado de seu projeto por meio de [propriedade compartilhada](../building-community/#share-ownership-of-your-project).
77
77
78
78
## Quando eu devo dar acesso de commit a alguém?
79
79
80
80
Algumas pessoas pensam que você deve dar acesso de commit para todo mundo que faz um contribuição. Isso pode incentivar mais pessoas a se sentirem responsáveis pelo seu projeto.
81
81
82
-
Por outro lado, especialmente para projetos maiores e mais complexos, você pode querer apenas dar acesso de commit para pessoas que demonstraram compromisso. Não há um jeito certo de fazer isso - faça o que te deixa mais confortável!
82
+
Por outro lado, especialmente para projetos maiores e mais complexos, você pode querer dar acesso de commit apenas para pessoas que demonstraram compromisso. Não há um jeito certo de fazer isso - faça o que te deixa mais confortável!
83
83
84
84
Se seu projeto está no GitHub, você pode usar os [branches protegidos](https://help.github.com/articles/about-protected-branches/) para gerenciar quem e sob quais circustâncias, pode efetuar um push em um branch particular.
Sempre que alguém enviar uma pull request, conceda-lhe acesso ao seu projeto. Embora possa parecer incrivelmente estúpido a princípio, o uso dessa estratégia permitirá que você libere o verdadeiro poder do GitHub. (...) Uma vez que as pessoas tenham acesso de commit, elas não se preocupam mais com o fato de que o patch delas possa não ser mesclado... fazendo com que elas coloquem muito mais trabalho nele.
88
+
Sempre que alguém enviar um pull request, conceda-lhe acesso ao seu projeto. Embora possa parecer incrivelmente estúpido a princípio, o uso dessa estratégia permitirá que você libere o verdadeiro poder do GitHub. (...) Uma vez que as pessoas têm acesso de commit, elas não se preocupam mais com o fato de que o patch delas pode não ser mesclado... fazendo com que elas coloquem muito mais trabalho nele.
## Quais são algumas das estruturas de governança comuns em projetos open source?
95
95
96
-
Existem três estruturas de governança comuns associadas com projetos open source.
96
+
Existem três estruturas de governança comuns associadas a projetos open source.
97
97
There are three common governance structures associated with open source projects.
98
98
99
-
***BDFL:** BDFL significa "Benevolent Dictator for Life". Sob essa estrutura, uma pessoa (comumente o autor inicial do projeto) tem a palavra final em todas as principais decisões do projeto. O [Python](https://github.com/python) é um exemplo cássico. Projetos menores são provavelmente BDFL por padrão, porque existe apenas um ou dois mantenedores. Um projeto criado dentro de uma companhia também pode cair na categoria BDFL.
99
+
***BDFL:** BDFL significa "Benevolent Dictator for Life". Sob essa estrutura, uma pessoa (comumente o autor inicial do projeto) tem a palavra final em todas as principais decisões do projeto. O [Python](https://github.com/python) é um exemplo clássico. Projetos menores são provavelmente BDFL por padrão, porque existe apenas um ou dois mantenedores. Um projeto criado dentro de uma companhia também pode cair na categoria BDFL.
100
100
101
101
***Meritocracy:****(Note: o termo "meritocracy" carrega uma conotação negativa em algumas comunidades e possui [uma história política e social complexa](http://geekfeminism.wikia.com/wiki/Meritocracy).)** Sob a meritocracy, contribuidores ativos do projeto (aqueles que demonstram "mérito") recebem um papel formal de tomada de decisão. As decisões, geralmente, são tomadas baseadas em puro consenso de voto. O conceito de meritocracy foi cunhado pela [Apache Foundation](https://www.apache.org/); [todos os projetos Apache](https://www.apache.org/index.html#projects-list) são meritocracias. Contribuições só podem ser feitas por indivíduos representando eles mesmos, não por uma companhia.
102
102
@@ -126,15 +126,15 @@ Se você faz parte de uma empresa que está lançando um projeto de código aber
126
126
127
127
## O que acontece se empregados de uma corporação começam a submeter contribuições?
128
128
129
-
Projetos open source de sucesso são utilizados por muitas pessoas e companhias, e algumas companhias podem, eventualmente, ter fluxos de receitas vinculados ao projeto. Por exemplo, uma empresa pode usar o ódigo do projeto como um componente em uma oferta de serviço comercial.
129
+
Projetos open source de sucesso são utilizados por muitas pessoas e companhias, e algumas companhias podem, eventualmente, ter fluxos de receitas vinculados ao projeto. Por exemplo, uma empresa pode usar o código do projeto como um componente em uma oferta de serviço comercial.
130
130
131
-
À medida que o projeto se torna mais amplamente utilizado, pessoas que possuem expertise nele, tornam-se mais demandadas - você pode ser uma delas! - e irão, algumas vezes, serem pagas pelo trabalho que fazem no projeto.
131
+
A medida que o projeto se torna mais amplamente utilizado, pessoas que possuem expertise nele tornam-se mais demandadas - você pode ser uma delas! - e irão, algumas vezes, serem pagas pelo trabalho que fazem no projeto.
132
132
133
-
É importante tratar atividades comerciais como normais e como somente uma outra fonte de energia para o desenvolvimento. Desenvolvedores pagos não devem receber tratamento especial em relação ao não pagos, é claro; cada contribuição deve ser avaliada por seus méritos técnicos. No entanto, as pessoas devem se sentir confortáveis para se em engajarem em atividades comerciais e à vontade em declarar seus casos de uso ao argumentarem a favor de uma melhoria ou feature em particular.
133
+
É importante tratar atividades comerciais como normais e como somente uma outra fonte de energia para o desenvolvimento. Desenvolvedores pagos não devem receber tratamento especial em relação aos não pagos, é claro; cada contribuição deve ser avaliada por seus méritos técnicos. No entanto, as pessoas devem se sentir confortáveis para se em engajarem em atividades comerciais e à vontade em declarar seus casos de uso ao argumentarem a favor de uma melhoria ou feature em particular.
134
134
135
-
O "comercial" é completamente compatível com o "open source". O "comercial" apenas significa que há dinheiro envolvido em algum lugar - que o software é usado no comércia, o que é cada vez mais provável à medida que um projeto ganha adoção. (Quando um software open source é usado como parte de um produto non-open-source, o produto total ainda é um software "proprietário", embora, assim como no open source, possa ser usado para fins comerciais ou não comerciais.)
135
+
O "comercial" é completamente compatível com o "open source". O "comercial" apenas significa que há dinheiro envolvido em algum lugar - que o software é usado no comércio, o que é cada vez mais provável a medida que um projeto ganha adoção. (Quando um software open source é usado como parte de um produto non-open-source, o produto total ainda é um software "proprietário", embora, assim como no open source, possa ser usado para fins comerciais ou não comerciais.)
136
136
137
-
Como qualquer outro, desenvolvedores comercialmente motivados ganhar influência no projeto pela qualidades e quantidade de susas contribuições. Obviamente, um desenvolvedor que é pago por seu tempo, pode ser capaz de fazer mais que alguém que não é pago, mas isso é ok: o pagamento é somente uma dos muitos possíveis fatores que podem afetar o quanto uma pessoa faz. Mantenha as discussões de seu projeto focadas nas contribuições, não em fatores externos que habilitam as pessoas a fazerem tais contribuições.
137
+
Como qualquer outro, desenvolvedores comercialmente motivados ganham influência no projeto pela qualidade e quantidade de susas contribuições. Obviamente, um desenvolvedor que é pago por seu tempo, pode ser capaz de fazer mais do que alguém que não é pago, mas isso é ok: o pagamento é somente uma dos muitos possíveis fatores que podem afetar o quanto uma pessoa faz. Mantenha as discussões de seu projeto focadas nas contribuições, não em fatores externos que habilitam as pessoas a fazerem tais contribuições.
138
138
139
139
## Preciso de uma entidade legal para apoiar o meu projeto?
140
140
@@ -148,7 +148,7 @@ Muitos projetos não querem se dar ao trabalho de criar uma organização sem fi
Nosso objetivo é prover uma infra-estrutura que as comunidades possam usar para se tornarem autossustentáveis, criando assim um ambiente em que todos - contribuidore, apoiadores, patrocinadores - obtenham benefícios concretos.
151
+
Nosso objetivo é prover uma infra-estrutura que as comunidades possam usar para se tornarem autossustentáveis, criando assim um ambiente em que todos - contribuidores, apoiadores, patrocinadores - obtenham benefícios concretos.
152
152
<pmarkdown="1"class="pquote-credit">
153
153
— @piamancini, ["Moving beyond the charity framework"](https://medium.com/open-collective/moving-beyond-the-charity-framework-b1191c33141#.vgsbj9um9)
0 commit comments