You signed in with another tab or window. Reload to refresh your session.You signed out in another tab or window. Reload to refresh your session.You switched accounts on another tab or window. Reload to refresh your session.Dismiss alert
Copy file name to clipboardExpand all lines: pt/06_3_Sending_an_Automated_Multisig.md
+18-18Lines changed: 18 additions & 18 deletions
Display the source diff
Display the rich diff
Original file line number
Diff line number
Diff line change
@@ -1,14 +1,14 @@
1
-
# 6.3: Enviando e Gastando uma Transação Multisig de Maneira Automatizada
1
+
# 6.3: Enviando & Gastando um Multisig Automatizado
2
2
3
-
A técnica padrão para criar endereços com várias assinaturas e gastar os fundos é complexa, mas é um exercício interessante para entender um pouco mais como funcionam e como podemos manipulá-los em um nível relativamente baixo. No entanto, o Bitcoin Core tornou os multisigs mais fáceis de serem manipulados nas novas versões.
3
+
A técnica padrão para criar endereços multi-assinatura e gastar os fundos é complexa, mas é um exercício interessante para entender um pouco mais como funcionam e como podemos manipulá-los em um nível relativamente baixo. No entanto, o Bitcoin Core tornou os multisigs mais fáceis de serem manipulados nas novas versões.
4
4
5
5
> :warning:**AVISO DE VERSÃO:** O comando ```addmultisigaddress``` está disponível no Bitcoin Core v0.10 ou superior.
6
6
7
-
## Criando um endereço Multisig em nossa carteira
7
+
## Criando um Endereço Multisig em Nossa Carteira
8
8
9
9
Para tornar os fundos enviados para endereços multisig mais fáceis de serem gastos, só precisamos fazer algumas pré-configurações usando o comando ```addmultisigaddress```. Não é o que gostaríamos de fazer se estivéssemos escrevendo programas de carteiras que utilizam multisig, mas se estivesse apenas tentando receber alguns fundos, isso poderia evitar alguns problemas.
10
10
11
-
### Coletando as chaves
11
+
### Coletando as Chaves
12
12
13
13
Vamos começar criando os endereços P2PKH e recuperando as chaves públicas, como de costume, para cada usuário que fará parte do multisig:
### Criando o Endereço Multisig em Todos os Lugares
29
29
30
-
Em seguida, vamos criar o multisig em _cada máquina que contribuiu com as assinaturas_ usando um novo comando, ```addmultisigaddress```, ao invés de ```createmultisig```. Este novo comando salva algumas das informações da nossa carteira, tornando muito mais fácil gastar o dinheiro no futuro.
30
+
Em seguida, vamos criar o multisig em _cada máquina que contribuiu com assinaturas_ usando um novo comando, ```addmultisigaddress```, ao invés de ```createmultisig```. Este novo comando salva algumas das informações na nossa carteira, tornando muito mais fácil gastar o dinheiro no futuro.
Conforme observado na seção anterior, atualmente não importa se usamos endereços ou chaves públicas, então mostramos o outro mecanismo aqui, misturando os dois. Iremos obter o mesmo endereço multisig de qualquer maneira. No entanto, _devemos usar a mesma ordem sempre_. Portanto, é melhor que os membros do multisig verifiquem entre si a ordem dos dados para ter certeza de que todos obtiveram o mesmo resultado.
46
+
Conforme observado na seção anterior, atualmente não importa se usamos endereços ou chaves públicas, então temos mostrado o outro mecanismo aqui, misturando os dois. Iremos obter o mesmo endereço multisig de qualquer maneira. No entanto, _devemos usar a mesma ordem sempre_. Portanto, é melhor que os membros do multisig verifiquem entre si a ordem dos dados para ter certeza de que todos obtiveram o mesmo resultado.
47
47
48
-
### Esperando para receber os fundos
48
+
### Atente-se aos Fundos
49
49
50
50
Depois disso, os membros do multisig ainda precisarão executar o comando ```importaddress``` para observar os fundos recebidos no endereço multisig:
## Gastando novamente com uma transação automatizada
57
+
## Gastando Novamente com uma Transação Automatizada
58
58
59
-
Posteriormente, podemos receber os fundos no endereço com várias assinaturas sem nenhum problema. O uso do ```addmultisigaddress``` é simplesmente uma questão burocrática por parte dos destinatários: Um pouco de contabilidade para facilitar a vida deles quando desejarem gastar os saldos.
59
+
Posteriormente, poderemos receber os fundos no endereço multisig normalmente. O uso do ```addmultisigaddress``` é simplesmente uma questão burocrática por parte dos destinatários: um pouco de contabilidade para facilitar a vida deles quando desejarem gastar os saldos.
60
60
61
61
Mas, isso torna a vida muito mais fácil. Como as informações foram salvas na carteira, os assinantes poderão gastar os fundos enviados para o endereço com várias assinaturas exatamente como qualquer outro endereço, ao invés de assinar sempre em várias máquinas diferentes.
Observe que não precisamos mais da ajuda extra do comando ```signrawtransactionwithkey```, porque todas essas informações já estão em nossa carteira. Mais importante, não tornamos nossas chaves privadas vulneráveis ao manipulá-las diretamente. Ao invés disso, o processo é _exatamente_ o mesmo que gastar um UTXO normal, exceto que a transação não foi totalmente assinada no final.
99
+
Observe que não precisamos mais dar ajuda extra ao comando ```signrawtransactionwithkey```, porque todas as informações extras já estavam em nossa carteira. Mais importante, não tornamos nossas chaves privadas vulneráveis ao manipulá-las diretamente. Ao invés disso, o processo é _exatamente_ o mesmo que gastar um UTXO normal, exceto que a transação não foi totalmente assinada no final.
100
100
101
-
### Assinando em outras máquinas
101
+
### Assinando em Outras Máquinas
102
102
103
103
A etapa final é exportar o ```hex``` parcialmente assinado para a outra máquina e assinar a transação novamente:
Tal como acontece com o atalho discutido na seção [§4.5: Enviando Moedas com Transações Brutas Automatizadas](04_5_Sending_Coins_with_Automated_Raw_Transactions.md), o resultado é muito mais fácil, mas perdemos certo controle no processo.
113
113
114
-
## Resumo: Enviando e Gastando uma Transação Multisig de Maneira Automatizada
114
+
## Resumo: Enviando & Gastando um Multisig Automatizado
115
115
116
-
Existe uma maneira mais fácil de gastar fundos enviados para os nossos endereços multisig que simplesmente requerem o uso do comando ```addmultisigaddress``` quando criamos nosso endereço. Ele não demonstra os meandros do gasto do P2SH e não nos dará um controle abrangente, mas se queremos apenas receber nossas moedas, este pode ser o melhor caminho.
116
+
Existe uma maneira mais fácil de gastar fundos enviados para os nossos endereços multisig que simplesmente requerem o uso do comando ```addmultisigaddress``` quando criamos nosso endereço. Ele não demonstra as complexidades do gasto do P2SH e não nos dará um controle abrangente, mas se queremos apenas receber nossas moedas, este pode ser o melhor caminho.
117
117
118
118
## O Que Vem Depois?
119
119
120
-
Saiba mais sobre "Expandindo as transações de Bitcoin com multisigs" no [Capítulo 7: Expandindo as transações do Bitcoin com PSBTs](07_0_Expanding_Bitcoin_Transactions_PSBTs.md).
120
+
Saiba mais sobre "Expandindo Transações no Bitcoin com Multisigs" no [Capítulo 7: Expandindo Transações no Bitcoin com PSBTs](07_0_Expanding_Bitcoin_Transactions_PSBTs.md).
0 commit comments